Nossa História

A história da nossa igreja começa no fim da Segunda Guerra Mundial, após a mais difícil batalha da Força Expedicionária Brasileira em terras italianas que cominou na conquista de Montese em 19 de Abril de 1945, a grande vitória estava próxima, acontecendo na noite do dia 27 para 28 de Abril de 1945. Assim, na virada de 29 para 30 de abril do mesmo ano na região norte da Itália a ação de cerca de 200 brasileiros com 13 carros blindados cominou na rendição de 14.779 militares de três divisões alemãs.

Você deve estar se perguntando: O que tem a ver a igreja com essa batalha triunfal onde 200 brasileiros fizeram quase 15.000 soldados alemães se renderem? Entre eles então se encontrava o soldado Francisco de Paula Moura Neto que atingido morreu durante aquela batalha. O filho do casal Jose Teodoro dos Santos e Floripes Maria de Jesus foi morto naquela histórica batalha na tomada do Monte Castelo na Itália.

Cremos que você ainda não entendeu como a igreja pode fazer parte deste acontecimento ocorrido em 1945 na Itália, o fato é que Dona Floripes, ate então católica, aceitou a Jesus durante um culto evangélico realizado na cidade de Arapua-MG, e, durante uma oração dela feita na cozinha de sua simples casa o seu filho Osmar dos Santos Moura foi batizado pelo Espirito Santo de Deus, naquele momento Dona Floripes então disse: “Assim como perdi um filho para a guerra dos homens entrego meu filho Osmar para batalhar na obra do Senhor”, afirmou. Assim começou a saga desse grande homem.

 
O então jovem Osmar dos Santos Moura com seus 18 e 19 anos foi consagrado a cooperador tendo a determinação de visitar novos convertidos em Grupiara-MG, ainda solteiro, retornou para Arapua-MG e enviado agora para o estado de Goias onde conduz 50 novos irmãos. Em 1947 já como presbítero chega a Patrocínio-MG e inicia um grande e glorioso legado para o Senhor Jesus.

Sua trajetória com o objetivo de salvar vidas o fez percorrer quilômetros e quilômetros apê, a cavalo, de carona, de bicicleta e outros meios de transporte. Como e onde nunca foi relevante e sim a vida que esperava uma palavra do evangelho no final dessas longas e muitas vezes penosas caminhadas.

Como exemplo de amor as vidas, citamos o fato, da já recolhida irmã Antônia, que andava com oito filhos 110 km para tomar a Santa Ceia em um templo na região de Unai-MG, outro trajeto com a mesma ou maior distância fazia o pastor Osmar para levar a palavra de Deus para saciar o espirito daquelas almas.

Guiado pelo Espirito Santo a Patrocínio o pastor Osmar procurou ampliar o campo e aos poucos foi se abrindo para cidades de Monte Carmelo, Uberaba, Patos de Minas, Unai, São Sebastião, Uberlândia, Marío Campos, Bom Despacho, Guarda-mor, Paracatu, Coromandel, Riachinho, Lagamar, Tupaciguara, Nova Serrana, Dores do Indaiá, Ituiutaba, Uruana, Vazante, Urucuia, João Pinheiro, Itainhaém, Itaúna, Monte Alegre, São Francisco, Rifaina, Conquista, Estrutural, Campo Florido, Sacramento, Irai de Minas, Pirajuba, Brasilândia, Paranoá, Para de Minas, Santa Juliana, Pedrinópolis, Moema, entre outras demais. E nesse campo faz parte um verdadeiro exercito do Senhor com mais homens e mulheres que os 200 prácias brasileiros que participaram daquela batalha vitoriosa em 1945.

Nossa Catedral

O crescimento foi tão significativo que em 1988 o Pr. Osmar sentiu em seu coração o desejo de construir um Templo maior.

Inicialmente o Projeto foi elaborado para que a construção da Catedral utilizasse o espaço do templo localizado na Rua Coronel Rabelo, alongando-o através do terreno do fundo com acesso pela Rua Maestro José Carlos. Porém, após análise, o Projeto era inviável para um Templo que atendesse as necessidades da Igreja e Campo.

O Lançamento da Pedra Fundamental da Catedral foi em 28 de agosto de 2005. Foi inaugurada em 07 de Julho de 2018 em um culto e cerimonia de inauguração que iniciou as 18h.